Friday, September 12, 2014

507.

filipa césar
golden visa or the "disposing of the discredited" 

opening lecture | palestra de abertura









“Golden Visa” é o nome dado a um convite do governo Português dirigido a não-europeus ricos para facilitar a obtenção de autorização de residência, assim como um conjunto de privilégios fiscais, sempre que um requerente planeie investir mais de meio milhão de Euros no país. Simultaneamente, o governo convidou oficialmente os cidadãos Portugueses mais pobres e desempregados a emigrar. Dois convites, uma entrada.

Com GOLDEN VISA or the disposing of the discredited a peça como entrada da exposição na Cristina Guerra Contemporary Art, César chama a atenção para o facto de o visa funcionar como um íman, um trânsito, uma passagem, uma autorização e um privilégio que implica necessariamente um inverso, a política de migração dentro das fronteiras de uma Europa fechada num contexto de crise económica. Aqui, golden (dourado) é também referente aos aspectos materiais e imateriais do sujeito principal das peças apresentadas na exposição – o solo.

"Assim, a eliminação dos desacreditados pode ser vista como um projecto Europeu com várias frentes, rica em parcerias público/privadas: envolve deixar afogar os imigrantes Africanos no mar Mediterrâneo, criar condições de vida insuportáveis para populações consideradas indesejáveis, como os Roma, empurrar para o suicídio um número crescente de empregados não suficientemente flexíveis, apagar dos registos oficiais todos os vestígios de uma grande parte dos desempregados, e, em países como a Grécia, Portugal e Irlanda, encorajar mais e mais jovens a emigrar."
*Michael Feher, 2014

Golden Visa abrange dois corpos de trabalho inter-relacionados, variando entre colagens, material de pesquisa, práticas de cinema, objectos e uma palestra de abertura.

O filme-ensaio Mined Soil conduz-nos através de uma revisitação do trabalho do agrónomo Guineense Amílcar Cabral, do estudo sobre a erosão do solo na região do Alentejo, em Portugal, no fim da década de 40, até ao seu envolvimento como um dos líderes do Movimento de Libertação Africano. Esta linha de pensamento é entrelaçada com documentação actual sobre uma operação experimental de mineração de ouro conduzida por uma empresa Canadiana, situada na mesma região de Portugal que foi estudada por Amílcar Cabral. Este ensaio explora passadas e presentes definições de solo como um repositório de memória, vestígio, exploração, crise, arsenal, tesouro e palimpsesto. Na exposição, o filme-ensaio é apresentado numa instalação espacial cuja estrutura formal é uma plataforma física que cita o mapeamento de uma das várias áreas licenciadas para a exploração de ouro em Portugal. A instalação continua com minas simuladas, produzidas à mão, modeladas à imagem das que já foram encontradas em campos minados.

Os trabalhos em papel Operations são extraídos de material de pesquisa, como desenhos técnicos do exército Português sobre a composição de minas terrestres — e o seu mapeamento estratégico no campo de batalha — colocadas pela guerrilha Guineense durante os 11 anos da guerra de libertação, assim como fotografias tiradas na Guiné-Bissau durante a pesquisa de César, e também arquivos militares. As colagens são referentes a estruturas vivas cristalinas e a operações geométricas, reflectindo uma abordagem multifacetada de temas e narrativas “fixas”.

De Golden Visa, a peça na parede de entrada, passando pela instalação e filme Mined Soil, e a série de trabalhos em papel Operations, César utiliza vários conceitos de solo para revelar a possibilidade de desafiar narrativas históricas, o solo como metáfora operacional que nos mostra como os recursos naturais estão integrados num conjunto complexo de condições geopolíticas que informam a vida contemporânea.

Através da combinação de material de arquivo reactivado e material recentemente filmado, César continua o seu trabalho meticuloso, uma aliança inquieta entre subjectividades, relatos, documentário e cinema ensaio.

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The governmental invitation directed at wealthy non-Europeans to ease residency permits in Portugal when the applicant plans to invest over half a million Euros in the country, is linked with tax privileges and what is called the “Golden Visa.” Simultaneously, the government publicly invited unemployed and less privileged Portuguese citizens to migrate elsewhere. Two invitations, one entrance.

With Golden Visa or the disposing of the discredited as the title and entry piece to the show at Cristina Guerra Contemporary Art, César is pointing out that a visa functions as a magnet, a transit, a passage, a permit and a privilege that necessary implicates its reverse, the migration politic within the borders of gated Europe in the midst of economic crises. Here, golden also refers to the material and immaterial aspects of the primary subject of the works presented in the show ¬– soil.

"Thus, disposing of the discredited can be analyzed as a multidimensional European project, rich in public/private partnerships: it involves letting African migrants drown in the Mediterranean sea, making life unbearable for allegedly undesirable populations such as the Roma, pushing an increasing number of insufficiently malleable employees to suicide, erasing all traces of a large proportion of the unemployed from official registers, and, in some countries such as Greece, Portugal and Ireland, encouraging more and more young nationals to migrate."
*Michel Feher, 2014

The exhibition comprises two further interrelated bodies of work that range from collages, research material, experimental film, sculptural objects to an opening lecture.

The film essay Mined Soil takes us on a wandering path to revisit the work of the Guinean agronomist Amílcar Cabral, studying the erosion of soil in the Portuguese Alentejo region at the end of the 40’s through to his engagement as one of the leaders of the African Liberation Movement. This line of thought is intertwined with current documentation on an experimental gold mining site operated by a Canadian company and located in the same Portuguese area once studied by Cabral. The essay explores past and present definitions of soil as a repository of memory, trace, exploitation, crisis, arsenal, treasure and palimpsest. In the exhibition the film essay is presented in a spatial installation where the formal framework is a physical platform citing the shape of one of the many areas licensed for gold mining in Portugal. The installation continues with handcrafted, simulated “mock” mines that are modeled on the ones found in mined fields.

The paper works Operations are extracted from research material such as technical drawings from the Portuguese military on the composition of land mines – and their strategic mapping on the battlefield – placed by the Guinean guerrilla forces during the 11 year long liberation war and photographs taken during César’s research in Guinea Bissau and military archives. The collages themselves refer to living crystalline structures and geometrical operations, reflecting a multi-faceted approach towards “fixed” subjects and narratives.

From the entrance wall piece Golden Visa, through the installation and film Mined Soil and the series of works on paper Operations, César uses various concepts of soil to expose the possibility of challenging historical narratives, soil as an operational metaphor that unfolds how natural resources are implicated within a complex set of geopolitical conditions that inform contemporary life. Through the combination of re-activated archival material and recently shot material, César continues her careful work of an uneasy alliance of subjectivities, story telling, chronicle, documentary and experimental film.



Cristina Guerra Contemporary Art
11 Setembro September - 11 Outubro October